Na Universidade

Os hormônios são amplamente utilizados nas pesquisas das Universidades pelo mundo, abaixo seguem alguns exemplos de pesquisas feitas no Brasil.

Melatonina X Sistema imunológico

A imunologia é a ciência que busca entender em como nossas células de defesa agem frente a antígenos*. Esses podendo ser em uma infinidade de tipos, como viroses, parasitas e até mesmo pessoas alérgicas.

Tem sido descoberto recentemente que a melatonina que é o hormônio responsável pelo nosso ciclo circadiano e tem sido visto que, a melatonina faz com que as células de defesa não ataquem células saudáveis do nosso próprio organismo, isso pode acarretar num tratamento de doenças chamadas de autoimunes, que são aquelas que seu sistema imunológico te acata por dentro, como por exemplo, no caso do lúpus.

A associação da melatonina com o sistema imune tem sido pesquisada no Instituto de Biociências da USP.

Saiba mais sobre lúpus: http://drauziovarella.com.br/mulher-2/lupus/

 

Atraso na decomposição

Um estudo realizado na USP mostrou que camundongos machos que possuíam um nível de progesterona apresentavam uma decomposição mais rápida.

Os animais foram separados em cinco grupos distintos, todos os grupos foram submetidos à cirurgia de castração onde dois receberam placebo, e os grupos restantes foram tratados com estradiol ou progesterona ou testosterona, dias depois os animais foram mortos na câmara de gás para ser observado à decomposição dos corpos. Foi visto que animais tratados com progesterona tem um processo de decomposição acelerado quando comparados com os animais dos outros grupos experimentais.

Este estudo foi realizado pela Faculdade de Medicina da USP campus Ribeirão Preto.

 

Hormônio da memória?

Foi visto que roedores de laboratório (camundongos) fêmeas que tem seu ovário retirado e passam por uma reposição hormonal com estradiol* têm uma melhora na memória de curto prazo* quando comparados com animais sem reposição hormonal e machos.

Para isso, os animais passam por uma cirurgia para retirada do ovário, são deixados alguns dias para recuperação pós-cirúrgica, onde alguns animais passam por reposição de estradiol, posteriormente são colocados em caixas com dois objetos idênticos onde ficam livres para explorar estes objetos. Após um tempo um objeto é trocado e é visto que os animais se lembram disto, quando ficam explorando o objeto novo.

Este tipo de experimento é feito no Núcleo de Neurociência da UFMG.

 

Insulina influenciando infecções pulmonares

Pesquisas mostram que, pacientes que tem baixo nível de insulina têm maior propensão para doenças pulmonares, pois como o teor de açúcar no sangue fica maior, gera um aumento nas colônias bacterianas fazendo com que infecções pulmonares sejam recorrentes.

______________________________________________________________________________________________

GLOSSÁRIO

*Estradiol: hormônio sexual e esteroide, o principal hormônio sexual feminino.

*Memória de curto prazo: capacidade de reter uma pequena quantidade de informação na mente por um tempo curto de tempo.

*Antígenos: qualquer partícula capaz de gerar uma resposta imunológica.